No dia 31 de Outubro, no âmbito da disciplina de Animação Sociocultural e acompanhados pelo professor e director de curso António Cravo, fomos de visita à Sociedade Joaquim António de Aguiar. Esta é uma sociedade fundada a 8 de Dezembro de 1900, cujos os seus sócios eram os operários, pois como estes eram excluídos de outras sociedades decidiram criar esta. Eram também uma sociedade ligada a acções sociais, por isso quase todos os anos pela altura do seu aniversário, juntavam fundos e ofereciam alimentação e outras coisas ás pessoas mais necessitadas.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Sociedade Joaquim António D'Aguiar
No dia 31 de Outubro, no âmbito da disciplina de Animação Sociocultural e acompanhados pelo professor e director de curso António Cravo, fomos de visita à Sociedade Joaquim António de Aguiar. Esta é uma sociedade fundada a 8 de Dezembro de 1900, cujos os seus sócios eram os operários, pois como estes eram excluídos de outras sociedades decidiram criar esta. Eram também uma sociedade ligada a acções sociais, por isso quase todos os anos pela altura do seu aniversário, juntavam fundos e ofereciam alimentação e outras coisas ás pessoas mais necessitadas.
Comunidade
Do ponto de vista da antropologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro dum conjunto de normas.
Os estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade, assim como as pessoas que vivem na mesma aldeia cidade ou no mesmo bairro.
Tradição
Tradição mais precisamente é uma transmissão oral de lendas ou narrativas ou de valores espirituais de geração em geração.
Uma crença de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações. Uma recordação, memória ou costume.
Conhecimento ou prática proveniente da transmissão oral ou de hábitos inveterados.
A tradição e sua presença na sociedade baseiam-se em dois pressupostos antropológicos:
a) as pessoas são mortais;
b) a necessidade de haver um nexo de conhecimento entre as gerações.
Tem-se por tradição no sentido amplo tudo aquilo que uma geração herda das suas precedentes e lega às seguintes.Os aspectos específicos da tradição devem ser vistos em seus contextos próprios: tradição cultural, tradição religiosa, tradição familiar e outras formas de preservar conceitos, experiências e práticas entre as gerações.
Uma crença de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações. Uma recordação, memória ou costume.
Conhecimento ou prática proveniente da transmissão oral ou de hábitos inveterados.
A tradição e sua presença na sociedade baseiam-se em dois pressupostos antropológicos:
a) as pessoas são mortais;
b) a necessidade de haver um nexo de conhecimento entre as gerações.
Tem-se por tradição no sentido amplo tudo aquilo que uma geração herda das suas precedentes e lega às seguintes.Os aspectos específicos da tradição devem ser vistos em seus contextos próprios: tradição cultural, tradição religiosa, tradição familiar e outras formas de preservar conceitos, experiências e práticas entre as gerações.
Memórias
Memórias é algo que nos remete ao passado.
A habilidade requer pelo menos três capacidades básicas:
1- processar informações através de um sistema de atenção;
2- um sistema capaz de armazenar esta informação;
3- um sistema capaz de envocar apropriadamente esta informação;
Neste sentido a memória é uma aquisição, formação, conservação e evocação de informações.
A aquisição é também chamada de aprendizagem, só se grava aquilo que foi aprendido.
A evocação é também chamada de recordação, lembrança e recuperação, só lembramos aquilo que gravamos aquilo que foi aprendido.
Etnografia
Etnografia vem dos vocábulos gregos, “etnos”- povo e “grápho”-descrever. Descreve um povo, é uma tarefa simples mas muito complexa.A Etnografia é por excelência o método utilizado pela antropologia na colecta de dados. Baseia-se no contanto inter-subjectivo entre o antropólogo e seu objecto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob qual o recorte analítico seja feito. Ramo das ciências humanas que tem por objecto o estudo descritivo das etnias.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Sociedade União Eborense
No passado dia 24 de Outubro de 2008, fomos visitar a Sociedade União Eborense.Esta Sociedade foi fundada pela Rainha D. Maria II, no séc. XIX, sendo uma sociedade familiar e não aberta a toda a gente. Em 1839 era chamada de Sociedade Civilizadora União Eborense, passando depois a chamar-se de Sociedade União Eborense.
Apresentação dos Trabalhos
Ana Heliodoro- Vestuario- 6.11.2008
Ana Metrogos/Sofia/Debora/Tânia P. - Vestuario/Actividades ludicas- 6.11.2008
Raquel/Rita- higiene- 6.11.2008
Ana Ferreira/Andreia/Vanessa Lopes- Anos 60- 6.11.2008
Catarina- Evolução da praça do Giraldo- 6.11.2008
Cátia/ Patricia- praça do Giraldo- 4.11.2008
Fábio- Profissoes de antigamente- 6.11.2008
Marta- Namoros e casa de antigamente- 4.11.2008
Ana Marcão/Vanessa Rosa- Habitação- 4.11.2008
Susana/vania- Évora/Penamacor- 4.11.2008
Tânia/carina- Musica- 4.11.2008
Tiago- anos 60- 4.11.2008
Ana Metrogos/Sofia/Debora/Tânia P. - Vestuario/Actividades ludicas- 6.11.2008
Raquel/Rita- higiene- 6.11.2008
Ana Ferreira/Andreia/Vanessa Lopes- Anos 60- 6.11.2008
Catarina- Evolução da praça do Giraldo- 6.11.2008
Cátia/ Patricia- praça do Giraldo- 4.11.2008
Fábio- Profissoes de antigamente- 6.11.2008
Marta- Namoros e casa de antigamente- 4.11.2008
Ana Marcão/Vanessa Rosa- Habitação- 4.11.2008
Susana/vania- Évora/Penamacor- 4.11.2008
Tânia/carina- Musica- 4.11.2008
Tiago- anos 60- 4.11.2008
domingo, 2 de novembro de 2008
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